domingo, 14 de setembro de 2008

Preto e Branco -2

A fotografia consiste muitas vezes em saber olhar as coisas de forma apropriada…

Há quem defenda que com o Preto e Branco se pode exprimir mais directamente o que se vê.

No campo da fotografia artística o Preto e Branco terá sempre o seu lugar, da mesma forma que os desenhos a carvão não são inferiores às pinturas a óleo.

Mas para aproveitar ao máximo as suas qualidades há que aprender a Pensar em Preto e Branco.

In Guia Prático de Fotografia, SALVAT, Volume 10





















14 comentários:

Unknown disse...

Gaspar,

Realmente o mundo dos blogs estava necessitando de um com tamanha qualidade, suas fotos são maravilhosas, essas preto e branco são BELÍSSIMAS, eu adoro foto assim, acho mais poéticas.
Parabéns!!!
Ah sim, essa semana chego por aí... ;))))))))

Só- Poesias e outros itens disse...

Gaspar, adorei a aula e as suas maravilhosas fotos.
Obrigado por partilhar.

bjs.

JU Gioli

Anónimo disse...

Gaspar aquí está a sua fã brasileira!
Magnificas as tuas fotos!
Grande abraço! lili

Francine Esqueda disse...

ADOREI SEU BLOG! ESPANTOSO TALENTO E SENSIBILIDADE!
Com certeza está linkado!

"Fotografia, arma de amor, de justiça e conhecimento
pelas sete partes do mundo. Viajas, surpreendes, testemunhas."
Drummond diante das fotos de Evandro Teixeira.

Elma Carneiro disse...

Olá Gaspar, agradeço pela sua vista em meu blog Caliandra.
Nem pense que poderia ofender por ter-me chamado pelo nome de uma flor, pois realmente sou uma flor feminina. Obrigada.
Já conheço seu lindíssimo trabalho de fotografia sempre apresentado no Varal, e agora entro em seu blog e vejo deslumbrada toda beleza de sua arte fotográfica.
Quanto à pressuposta ligação de Caliandra com Vila Nova de Gaia, tenho a lhe dizer que infelizmente não conheço ninguém de sua cidade a não ser agora por você, o que é um prazer. Provavelmente alguém de sua cidade tenha feito uma visita a minha página.
Adorei todas as suas fotos, e realmente a arte da fotografia está justamente na forma do olhar de quem as tira. O preto e branco é algo muito especial.
Tenho também um espaço só de Artes, onde apresento temas,e pesquisas sobre a arte contemporânea. È muito colorido. E mostro também um pouco de minha própria arte atual feito em madeira, com técnica mista.

Se quiser visitar-me, será um prazer.
Felicidades e um abraço

http://elmineunitedstates.spaces.live.com/

Só- Poesias e outros itens disse...

Gaspar,
obrigado pelo comentário sobre às Aquarelas de hoje.

Belo lado do oceano!!!!


bjs.


JU Gioli

Anónimo disse...

Boa tarde Gaspar
Vim deixar um abraço e agradecer por suas visitas. Respondí ao seu comentário feito no meu espaço porém fiquei em dúvida se vai receber, visto que naquele endereço só pude mesmo deixar ali a minha resposta. Espero que tenha recebido.
Em todo caso, estou aqui agora como Elma Carneiro.
Um abraço e obrigada pela sua amizade.
Coloquei seu link em meus dois espaços de partilha, como voce diz aliás, um termo que adorei porque encaixa perfeitamente aos meus objetivos.
Bj

Francine Esqueda disse...

Até que enfim... Depois da semana agitada estou de volta à internet. Senti falta daqui! ESTOU LINKANDO VC LÁ EM CASA!! Adorei uma foto sua num dos ultimos varais lá do Eduardo! Parabéns!
Agradeço sua visita e os comentários!
Bom fim de semana.
Abraços

Clecia disse...

Caro Gaspar,fiquei muito feliz e honrada com a sua visita lá no Meu Mar Azul.Espero sim que volte outras vezes, tá? Gostei muito do seu blog.Suas fotos são maravilhosas!Parabéns pelo excelente trabalho. Um abraço!

♥ Denise BC ♥ disse...

Olá Gaspar
Vim conhecer seu espaço e admirar essas fotografia incríveis, adoro fotos preto e branco.
Agradeço a sua visita no meu Alecrim Dourado, que recebeu esse nome por causa mesmo da "canção de meninice", cantei muito essa música para o meu filho quando era pequenino.
Também tenho um fotoblog, bem mais modestoque o seu. Deixarei o link:
http://photografiashots.blogspot.com
querendo aparecer será um imenso prazer.
Abraços, Denise

Anónimo disse...

Sem sombra de dúvida, é preciso pensar a preto e branco. Excelentes registos

Anónimo disse...

Caras Amigas
Ju
Lizete
Francine
Elma
Clecia
Denise
Hotaskim
Diz o velho "ditado" que mais vale tarde que nunca, a todas vocês minhas amigas, agradêço do coração as vossa visitas, e tão generosos comentários.
Voltem sempre
Bjs
Gaspar de Jesus

Cláudia D.Kuser disse...

que lindas fotos e palavras...
muita luz neste caminho...

Gaspar de Jesus disse...

Claudia, apreciei muito a sua visita, e as suas palavras! volte sempre que lhe apetecer, será bem vinda.
"há muita luz neste caminho..." Bonito, e verdadeiro!
O caminho já é longo, e todo o caminho de um Fotógrafo é feito de LUZ, muita LUZ... que sempre iluminou o meu caminho, e continuará a iluminar, pois ainda tenho muito que fazer, e muito que partilhar com amigos como você.
Bjs
Gaspar de Jesus

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR