sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

PORTO - CORAÇÃO DA CIDADE/PARTE 4

***
Este é o PORTUGAL de Sócrates, este é o PORTO de Rui Rio.
***
Chegado a Santa Catarina o nosso turista, depara com alguns quadros de mendicidade que evidenciam o estado de degradação da sociedade portuense.
***
Foto - G. J.
***

Foto - G. J.

***


Foto - G. J.

***
Continuando a descer, encontrará o que resta do MERCADO DO BOLHÃO.
Por incúria da autarquia, o Bolhão tem vindo a degradar-se ano após ano, precisa urgentemente de obras de restauro, mas Rui Rio pretende demolir este Ícone da cultura portuense, e vender o espaço a um consórcio Holandês, para aí ser construído um Centro Comercial de Luxo.
***


Foto - G. J.

***
Mas os portuenses não se conformaram, manifestaram-se contra, recorreram aos tribunais e o braço de ferro mantem-se.
***


Foto - G. J.

***
Enquato o caso não se resolve, os vendedores fazem das tripas coração, e as imagens que os turistas levam consigo não nos enobrecem.
***


Foto - G. J.
***
Aproximam-se novas eleições autarquicas, resta-nos por isso a esperança que Rui Rio possa ser substituído por alguém que goste do Porto e dos portuenses.
***

Foto - G. J.
***
Continuando a descer, o turista encontrou algo de cortar o coração.
***

Foto - G. J.

***
Impressionado com o que viu, ele regressou à zona ribeirinha, mas nem aí se livrou de mais um pedaço da realidade portuense.
***


Foto - G. J.


14 comentários:

Anny disse...

Conhecendo um pouco da ciade através de suas fotos maravilhosas. Parabéns!
Beijos,
Anny.

Paulo Sousa disse...

Um pouquito pessimista esta mostra, não?
Embora seja a realidade, claro o Porto também deve ter muitas outras coisas boas.
De uma forma ou de outra as fotos foram feitas com muita clareza e profissionalismo. Boas fotografias de um Porto específico.
Gostei muito das fotos.

Marco Reis disse...

Caro Gaspar!
Do ponto de vista foto-jornalístico, são excelentes trabalhos!
Quanto à fotografia, a minha preferência vai para a do homem da bengala, pelo sentido que representa... oxalá não cheguemos a tanto...
Abraço

Gaspar de Jesus disse...

Caro Paulo Sousa
Sim! Felizmente ainda existe algo nesta Cidade de que nos possa-mos orgulhar! em breve mostrarei o que de bom o Porto ainda tem, mas não podemos nem devemos, digo eu, ignorar esta degradação acentuada de algo que AMAMOS.
Abraço
G.J.

Sônia Brandão disse...

São muito lindas as suas fotos, tanto as da natureza como as da vida cotidiana.
Talvez um dia eu aprenda um pouquinho dessa arte.
Um abraço.

Anónimo disse...

Grandes imagens! Muito desses lugares do Porto eu conheço! E fotografei. Só que sem o seu talento!

Miguel Almeida disse...

Amigo Gaspar,

Um grito de alerta, quer gostemos ou não a realidade também é esta.

A força das imagens, fantástico.

Silvia Masc disse...

Amigo já querido,

Mesmo que representem uma denúncia triste, suas fotos são maravilhosas, á mim tocou-me profundamente as fotos do senhor de bengala e a da senhora se alimentando na rua, incrível demonstração daquilo que eu com o meu pequeno espaço tento fazer melhorar.
No Longevidade hoje, compartilho o amanhacer visto da minha janela, imagens de um celular, mas confesso que suspirei pela grandiosidade que a natureza com a sua simplicidade nos dá de presente, e nem sempre temos tempo ou disposição para olhar.
abraços

Ester disse...

Olá meu caro Gaspar!

trouxe-lhe um convite especial:


Estou passando nos blogues amigos para convidá-los a participar da Blogagem Coletiva sobre “INCLUSÃO SOCIAL” que acontecerá no próximo dia 09/03/2009.

Ficarei muito feliz de poder contar com sua participação!
Se for participar, por gentileza, deixe um recado no blog Esterança.


(sei que foge um pouco do padrão do seu blog, pensei talvez que pudesse colocar fotos de pessoas que sofrem com racismo ou qualquer outra forma de exclusão, fique à vontade!)

Desde já, muito grata!

Ester

Milouska disse...

Um pouco da realidade nua e crua aqui apresentada.
E a pobreza vai aumentar, de certeza,
tendo em conta os números do desemprego que não param de crescer.
Um beijo,

Milouska

Anónimo disse...

A crise vai crescer e estes quadros vão ser muito mais frequentes.
Continue Gaspar.
É bom que não se esconda a realidade do dia a dia.

nachocarreras disse...

Hola Gaspar,
Preciosas fotografías de lo cotidiano.
Saludos.

Gaspar de Jesus disse...

Caros amigos.
SÔNIA
EDUARDO
MIGUEL
SILVIA
ESTHER
MILOUSKA
JORGE
NACHO
Para todos vocês vai o meu fratenal abraço e o pedido de desculpas por algum atraso da minha parte, mas afazeres de vário ordem não me têm permitido dedicar ao Blog o tempo que voçês merecem, e que eu gostaria.
Mais uma vez muito OBRIGADO.
G.J.

Marcos Santos disse...

Meu amigo Gaspar

O Brasil de Lula, longe dos holofotes, não é diferente. O que é pior, o povo espera que Obama vá resolver nossos problemas.

Fotos magníficas.

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR