quinta-feira, 19 de março de 2009

PRIMAVERA

CHEGOU A PRIMAVERA
***
A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
No hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
***


***

CANÇÃO DA PRIMAVERA

Eu, dar flor, já não dou. Mas vós, ó flores,

pois que Maio chegou,

Revesti-o de clâmides de cores!

Que eu, dar flor, já não dou.

_

Eu, cantar já não canto. Mas vós, aves,

Acordai desse azul, calado há tanto,

As infinitas naves!

Que eu, cantar, já não canto.

_

Eu, invernos e Outonos recalcados

Regelaram meu ser neste arrepio...

Aquece tu, ó sol, jardins e prados!

Que eu, é de mim o frio.

_

Eu, Maio, já não tenho. Mas tu, Maio,

Vem, com tua paixão,

Prostrar a terra em cálido desmaio!

Que eu, ter Maio, já não.

_

Que eu, dar flor, já não dou; cantar, não canto;

Ter sol, não tenho; e amar...

Mas, se não amo, Como é que, Maio em flor, te chamo tanto,

E não por mim assim te chamo?

José Régio

***

***



11 comentários:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Olá Gaspar , que delicia abrir este espaço e sentir o aromas das flores, regadas aos belos versos do grande José Régio***

Que venha essa primavera , cheia de flores e amores.

Postei uns versos, que convido você para ler "CONVEXO".

Efigênia Coutinho

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Um dia primaveril prá você Gaspar!

Lindas imagens, lindo poema!

É primavera!!!

Um abraco

sonia a. mascaro disse...

Lindas imagens, principalmente a do campo com essas flores tão delicadas! Belo o poema de José Régio.

Um ótimo final de semana para você também.
Bjs.

Milouska disse...

Olá, Gaspar!

A Primavera faz milagres: na Natureza e nas pessoas.
As suas flores são um verdadeiro encanto, sejam elas silvestres ou de jardim.
A poesia de José Régio é tão bela quanto as flores.
Um beijo e que a Primavera lhe traga tudo de bom.

Milouska

marie disse...

A Primavera, ainda por cima cheia de sol, dá uma inspiração notável!
Bjs,
Marie

Silvia Masc disse...

Lindaaaaaaaaaaaaaaas fotos, a nossa primavera, apenas em setembro, e o nosso outono está cheio de calor e de chuvas. Vou admirar a tua primavera, por aqui.

beijinho

PS. O Unstrap, tb. terá "curiosidades", dicas, apareça quando for possivel. Será sempre prazeirosa a tua visita.

Silvia Masc disse...

Vê, estão voltando as flores

Vê, nessa manhã tão linda

Vê, como é bonita a vida

Vê, há esperança ainda

Vê, as nuvens vão passando

Vê, um novo céu se abrindo

Vê, o sol iluminando

Por onde nos vamos indo.

(Paulo Soledade)

Anónimo disse...

Aqui estamos entrando no OUTONO!
Esse mundo é redondo... srsrs

Paulo Sousa disse...

É como que um recomeço ...

Gaspar de Jesus disse...

Mais uma vez aqui deixo o meu abraço como testemunho da minha gratidão pela amizade e carinho expresso nos vossos comentários.
Gaspar de Jesus

jugioli disse...

Uma beeeelllleeeeezzzzzaaa

Parabéns!!!

@dis-cursos

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR