quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O PORTO DE PERTO

.
LIVRARIA LELLO
.
CONSIDERADA UMA DAS TRÊS MAIS BONITAS DO MUNDO
.
.
.
O Jornal The Guardian chama 'divina'; à casa livreira do Porto
A centenária Livraria Lello, no Porto, é considerada a terceira mais bela do mundo pelo The Guardian. O jornal inglês chama-lhe "divina", mas quem aparece no topo da lista é uma antiga igreja de Maastricht, Holanda, transformada na casa dos livros.
"É um motivo de orgulho para os portugueses, e aumenta as nossas responsabilidades", diz Antero Braga, proprietário da Lello, depois de saber que a sua livraria é uma referência a nível mundial. No entanto, o terceiro lugar sabe a pouco: construída de raiz, refere, não conhece nenhuma tão bonita.
Das muitas casas livreiras que conhece, Antero Braga destaca duas que se aproximam da "divina" Lello. El Ateneo, em Buenos Aires - que The Guardian põe em segundo lugar -, e a Rizzoli, em Nova Iorque. A livraria argentina, contudo, "é um antigo teatro" agora habitado pelos livros, e a Rizzoli, instalada num edifício de arte nova, "é mais pequena" do que a livraria da Rua das Carmelitas, frente à Torre dos Clérigos.
Fundada em 1906, com a presença no dia de abertura de, entre outros, Guerra Junqueiro, José Leite de Vasconcelos e Afonso Costa, a Livraria Lello, que se estende por dois andares, mantém a traça original. O edifício, projectado por Xavier Esteves, foi construído de raiz em estilo neogótico. Surpreende, a quem ali entra, a escadaria circular, as enormes estantes iluminadas pela suave luz da clarabóia. Pelas estantes e bancas existem cerca de "120 mil títulos diferentes". E em várias línguas, sublinha Antero Braga, porque parte substancial dos clientes da casa chega do estrangeiro.
A pensar nos turistas, que têm a Lello como lugar de passagem no roteiro do Porto, "temos obras traduzidas, em várias línguas, de escritores portugueses". Ao contrário das outras casas, ainda graças ao público internacional, a Lello não apresenta quebra de vendas durante os meses de Verão.
É com pequenos pormenores, diz Antero Braga, que uma livraria tradicional resiste à concorrência das grandes superfícies e dos grandes grupos livreiros. "Temos clientes em Lisboa, no Algarve, Brasil, etc., porque aqui encontram sempre a obra" que procuram. "Nunca dizemos que o livro está esgotado, não há de momento - mas o cliente tê-lo-á nas mãos dentro de dias."
.
TEXTO: FRANCISCO MANGAS IN DIÁRIO DE NOTÍCIAS
.

.

.

.

.
CONTINUA



9 comentários:

raul gagliero disse...

hermosas tomas de un hermoso lugarte felicito amigo,un abrazoooooooooo

Sônia Brandão disse...

Que linda!
Tenho paixão pelas livrarias. Nessa acho que me esqueceria de ir embora.
bjs

Kyria disse...

Que riqueza de construção muito bem fotografada por você. Daria meu dedinho pra visitar esta livraria, eu só correria o risco de querer morar dentro dela, amo livros. Bjs

Anónimo disse...

Não me canso de elogiar essa livraria, que tive o prazer de conhecer pessoalmente! Muito difícil de se fotografar, mas aqui no seu caso conseguiu um resultado extraordinário!

Parabéns!

La Maison d'Ávila disse...

Sonho em conhecer esta livraria..
Lindaaaaaaaaaa!!!
Vejo sempre fotos na internet e fico, aqui, viajando(em pensamentos) nas suas prateleiras...
Beijossss

Cynthia Lopes disse...

Gaspar, que lugar maravilhoso e que fotos incríveis vc tirou! Me imaginei percorrendo a livraria e escolhendo livros ali, me senti muitíssimo chique. bjs

Gaspar de Jesus disse...

RAUL
SÔNIA
KYRIA
EDUARDO
REGINA
CYNTIA
Mais uma vez, nunca será demais, vos agradeço o carinho com que me tratam, agradêço também o facto de me desculparem por enquanto "bloguuer" estar apenas a cumprir os serviços minimos.
Logo que me seja possível baterei na vossa porta para retribuir tão amáveis visitas.
Só mais umas palavras para vos dizer como consegui fazer estas fotografias.
Acontece que o dono da livraria tem mau feitio, quando vê entrar alguém de máquina em punho e com ar de profissional fica mal disposto e impede a tiragem de fotos, como já aconteceu comigo em 2006.
Já os turistas podem fotografar à vontade.
Aconteceu que na passada segunda feira tive de me deslocar ao Instituto Português de Fotografia que fica lá perto, no regresso passei por lá, nesse momento estava a entrar um pequena multidão de turistas...! Coloquei o boné ao contrário, pus a fralda da camisa fora das calças, meti-me no meio da molhada, e como tenho uma barriguinha parecida com a deles...rsrsrs, era mais um a fotografar.
Beijinhos e abraços
G.J.

chica disse...

Puxa que lindas fotos e que livraria maravilhosa,Gaspar!Deves mostrar mais para nós que estamos tão çonge.obrigado,abração,chica

Vitor Soeiro disse...

Muito engenhosa a forma de conseguir tão belas fotos, a contrariar um certo mau feitio! Muito parabéns amigo Gaspar por nos mostrar a todos esta relíquia da cidade do Porto!

Um abraço
VS

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR